3 Qualidades Do Líder Que Nínguem Esqueçe

0
176

Pense em um Líder que você já teve, pai, mãe, professor, pastor, patrão, treinador ou gerente – que tenha conseguido extrair o melhor de você. Eis aqui uma das razões pelas quais os discípulos jamais poderiam se esquecer do seu Líder – Jesus – porque ninguém como Ele conseguiu extrair o melhor de seus liderados.

Para se certificar da eficiência e da eficácia de Sua liderança, basta conferir o sucesso do Seu empreendimento. O que dizer de José do Egito: o líder visionário; de Moisés: o líder manso; de Neemias:  o líder estrategista; de Davi: o líder guerreiro; e de Paulo: o líder determinado. Quais eram as qualidades destes homens como líderes, que, mesmo depois de milênios, ainda continuam influenciando as pessoas?

Este é o primeiro Post sobre as “Qualidades de um Líder que Ninguém Esquece”

Abaixo as primeiras 3 Qualidades:

1. NUNCA PARA DE CRESCER

Porque é fundamental não parar de crescer? Seu crescimento determina quem você é. Quem você é, determina quem você atrai, e quem você atrai, determina o sucesso em sua liderança.
O que todo líder precisa saber é que, quando para de crescer, são privados de seu potencial. Com razão disse Rick Warren: “No momento que você para de aprender, pára de liderar”. Quem para de crescer, é porque se acha maduro demais, Agora, a tendência é apodrecer… portanto invista sempre em seu crescimento.

2. CRÍTICAS, COMO RECEBÊ-LAS E FAZÊ-LAS

Nem todos aqueles que exercem uma posição de liderança, sabem lidar bem com a questão da crítica. Alguns não sabem recebê-las e outros não sabem como fazer uma crítica de forma construtiva. Jesus, mesmo sendo líder perfeito, foi criticado no exercício de sua liderança.

Recebendo Críticas
O líder deve saber suportar a dor da crítica a fim de assegurar a alegria do seu crescimento.
Um líder que só recebe elogios e nunca é criticado, deveria estar muito preocupado. Uma liderança que não recebe críticas, mostra sinais de que está em perigo.

Fazendo Críticas
Todo líder eficiente e eficaz, sabe fazer críticas construtivamente. De certa forma, a crítica é uma das mais importantes tarefas de um líder. Contudo é também temida e postergada. A eficiência, a produtividade e a satisfação dos liderados depende da maneira de como o líder faz suas críticas. Por isso antes de criticar:
a. Cuidado para s críticas não se transformarem em mais um ataque pessoal do que reclamações específicas;
b. Escolha o melhor momento;
c. Escolha o melhor lugar;
d. Condene a obra e não o autor. Jesus sempre condenava o pecado e não o pecador.
e. Faça perguntas.

3. CORTESIA

Um líder sabe tratar a todos com uma cortesia uniforme, mantém a sua liderança muito mais frutífera do que aqueles que não se importam com isso. A cortesia é, para a engrenagem social, o que o lubrificante é para uma máquina. Previne as fricções inúteis que tanto dificultam o trato de uns com os outros.
A cortesia pode ser o segredo que está faltando par ao SUCESSO do vendedor, do gerente, do marido, da esposa, do motorista de táxi, do balconista, da recepcionista, da telefonista, do diácono, do pastor etc. Muitas igrejas e organizações têm perdido, e muito, porque as pessoas que trabalham em áreas estratégicas não praticam a cortesia de uma maneira uniforme.

Se gostou deste artigo, convido você a fazer seu comentário logo abaixo, ou compartilhe.

Até o próximo se Deus quiser.

Nixon Almeida
Fonte: Livro “Qualidades do Líder Que Ninguém Esquece” – Pr. Josué Gonçalves

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here