Controle das Emoções: O Segredo para uma Vida de Sucesso

0
168

As emoções estão sempre presentes em nós, seres humanos. Quando bem controladas, nos ajudam a tomar decisões importantes, que nos trarão sucesso no futuro. Porém, quando mal compreendidas, as emoções podem nos atrapalhar e se tornar verdadeiras barreiras para o progresso. Por isso, para conquistar uma vida de sucesso, é essencial investir em inteligência emocional.

A inteligência emocional te ensina a administrar as próprias emoções para usá-las ao seu favor, além de te ajudar a compreender as emoções das outras pessoas. Com isso, você tem mais controle sobre a sua própria vida e consegue construir relações mais saudáveis.

Parece simples, mas a gente sabe que controlar e entender as próprias emoções não é uma tarefa fácil. Por isso, no artigo de hoje vamos te dar algumas dicas práticas para você melhorar sua vida emocional. Acompanhe!

Por que é importante desenvolver a inteligência emocional? 

A vida traz um dia a dia intenso, sempre acompanhado de prazos, regras, relacionamentos, família, reuniões e etc. Para quem não está seguro do seu estado emocional, o fato de estar 100% do tempo sendo cobrado, observado e avaliado pode tornar a pressão grande demais.

Para lidar com tudo isso, só mesmo tendo consciência das próprias emoções. E é isso o que a inteligência emocional faz por você. Te ajuda a entender o que você sente, quais são suas reações, e como você pode usá-las para trazer benefícios reais para a sua vida. Alguns desses benefícios são:

  • Aumento da autoestima e autoconfiança;
  • Redução de conflitos nos relacionamentos;
  • Senso de responsabilidade;
  • Aumento do nível de felicidade;
  • Melhora na comunicação;
  • Melhora na capacidade de tomada de decisão;
  • Diminuição dos níveis de estresse;
  • Maior realização pessoal, familiar e profissional;
  • Sensação de bem-estar.

4 dicas para alcançar a inteligência emocional 

  1. Preste atenção no seu corpo

O nosso corpo vive nos dando sinais importantes. Dores, calafrios e mal estar podem estar associados a determinados comportamentos que você possui. Observe suas ações e os sintomas que o seu corpo apresenta e procure mudar alguns comportamentos.

  1. Se livre de emoções negativas

Um dos principais focos da inteligência emocional é saber administrar as emoções negativas. É claro que, eventualmente, nos sentiremos tristes ou com raiva, mas o importante é não permanecer com isso internalizado por muito tempo.

Experimente escrever suas emoções. É uma maneira saudável de colocar para fora o que sente, sem chatear outras pessoas que estão ao seu redor.

  1. Lide com o estresse e ansiedade

O estresse e ansiedade são, provavelmente, os males do século. No entanto, é importante lidar de frente quando esses sentimentos aparecerem, buscando sempre o equilíbrio. Dicas rápidas como lavar o rosto com água fria, tomar ar fresco, evitar cafeína e fazer exercícios te ajudarão no dia a dia.

  1. Pratique a empatia

Ter empatia é entender o próximo, escutar como ele se sente e observar como se comporta. No entanto, o primeiro estágio de empatia começa com você. Pergunte-se com frequência: “Por que estou fazendo isso? Porque estou me sentindo assim?”. Isso fará com que você se torne mais aberto e sensível aos seus problemas e aos dos outros.

Você gostaria de desenvolver sua inteligência emocional? Clique aqui e conheça o Portal Família e Vida o único portal onde você poderá aprender de forma prática, a melhor maneira de vencer as suas frustrações, no Trabalho, no Relacionamento, na Educação de Filhos, na sua Vida Financeira e Emocional, através de uma metodologia exclusiva, inovadora e eficaz, orientado por grandes especialistas, que levará você a uma Mudança Radical na Maneira como Gerencia sua Vida, transformando você em uma pessoa plenamente satisfeita, feliz e realizada nas áreas Fundamentais da Vida, clique aqui e conheça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here