10 dicas para organizar suas finanças pessoais

0
161

Ao contrário do que muitos pensam, não basta ter dinheiro para que todos os problemas se resolvam. Um montante de dinheiro, sem responsabilidade de uso, pode levar à consequências mais graves do que a falta dele. Se observarmos, muitos dos problemas particulares e familiares estão relacionados à dinheiro. Por isso, investir em educação financeira para organizar as finanças pessoais é fundamental.

No artigo de hoje, vamos te dar 10 dicas sobre o assunto e te mostrar como organizar as finanças pessoais pode ser um divisor de águas para ter mais felicidade e tranquilidade na vida como um todo. Acompanhe as dicas e boa leitura!

Dica #1: Escolha um dia para se organizar

Assim como você reserva dias especiais dentro do seu mês para descanso, lazer e outras atividades, escolha um dia para organizar a sua vida financeira. Comece montando uma planilha no Excel e insira todas as suas receitas, despesas e dívidas. Organize seu orçamento mensal e busque adequá-lo às receitas. O ideal é que todo mês haja uma sobra de, em média, 10% a 20%.

Dica #2: Aprenda a usar o dinheiro

O importante não é saber como você irá gastar o seu dinheiro, mas sim como usá-lo ao seu favor. Para isso, invista na sua educação financeira e leia mais sobre o assunto. Você entenderá que, muitas vezes, o emprego do dinheiro não te trará retorno algum, e são nessas ocasiões que o gasto deve ser repensado.

Dica #3: Saiba definir suas prioridades

Se você identificar que os gastos estão em desequilíbrio, pare e repense. Define o que é prioridade e elimine todo o resto que não considera essencial antes que seja tarde.

Dica #4: Poupe sempre que puder

Essa dica é muito clara: poupe sempre que for possível afinal, apenas a reserva financeira te dará segurança para enfrentar períodos emergenciais.

Dica #5: Estabeleça objetivos

Não basta poupar. É preciso ter um objetivo financeiro para que as coisas funcionem. Para isso, defina valores e prazos que deseja alcançar, e tenha claro com o que será gasto o montante.

Dica #6: Fuja do endividamento

Controlar a ânsia do consumo é um desafio diário, ainda mais em nossa sociedade. Uma forma de autocontrole é buscar ao máximo realizar os pagamentos à vista. Isso ajuda a evitar que você gaste um dinheiro que não tem, além de aumentar o seu poder de barganha – conseguir mais descontos, participar de programas de fidelidade e outras vantagens.

Dica #7: Invista seu dinheiro

Assim que você alcançar um determinado nível de educação financeira e organização das finanças pessoais, você terá recursos sobrando para investir. Acredite, investir é possível e fará toda diferença na sua vida. Quando esse momento chegar, busque investimentos de acordo com o seu perfil. Há milhares de possibilidades e com certeza uma delas irá se adequar às suas finanças e objetivos. Procure o gerente do seu banco ou outras empresas especializadas no assunto.

Dica #8: Fuja de créditos

Linhas de crédito de cartões ou cheque especial apresentam uma ameaça à sua saúde financeira. Esse dinheiro chega fácil, mas as taxas de juros fazem com que ele fique por muito tempo em sua vida, comprometendo suas finanças.

Dica #9: Aproveite a portabilidade 

Usar a portabilidade é sempre uma opção para quem tem contratos de empréstimo ou financiamento. Não tenha medo de levar sua “dívida” para outra instituição que oferece condições melhores. A dica é sempre negociar!

Dica #10: Tenha disciplina 

Para as dicas acima funcionarem, é preciso de uma única coisa: disciplina. Com ela, mesmo pequenas quantidades de dinheiro podem se transformar em patrimônio. A disciplina é o ingrediente chave para uma boa educação financeira e o sucesso das finanças.

Você gostaria de saber mais sobre Finanças Pessoas? Clique aqui e conheça o Portal Família e Vida o único portal onde você poderá aprender de forma prática, a melhor maneira de vencer as suas frustrações, na sua Vida Financeira e Emocional, no seu Relacionamento, no Trabalho, na Educação de Filhos, na sua Vida Financeira e Emocional, através de uma metodologia exclusiva, inovadora e eficaz, orientado por grandes especialistas, que levará você a uma Mudança Radical na Maneira como Gerencia sua Vida, transformando você em uma pessoa plenamente satisfeita, feliz e realizada nas áreas Fundamentais da Vida, clique aqui e conheça.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here